Implantes

Implantes

Um dos avanços tecnológicos mais notáveis na odontologia está relacionado ao desenvolvimento de implantes dentários. Antes de seu lançamento, as únicas opções disponíveis para as pessoas que perderam um dente eram as pontes ou as próteses dentárias. Os implantes dentários oferecem uma solução atraente e confortável para quem perdeu um dente resultante de cárie ou lesões, proporcionando uma opção permanente de substituição que parece e oferece a sensação de um dente real.

Os implantes têm alto índice de sucesso por parte do paciente, necessitando de cuidados e consultas regulares para manutenção, assim como um dente natural. Apresentam poucas contraindicações, geralmente associadas a problemas de saúde sistêmica que devem ser tratadas em consulta com o dentista.

O que são os implantes dentários?
Implantes dentários são uma estrutura de titânio posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista ancorar os dentes substitutos sobre eles. Os implantes são assimilados pelo organismo de maneira natural, sem apresentar reação ou rejeição ao material.

Como funcionam os implantes dentários?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.
Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.
Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

O que é um implante sem corte?
Conhecido como cirurgia guiada, o implante sem corte é uma técnica de implante dentário marcada pela ausência de incisões, eliminando a necessidade de pontos. Para realizar o procedimento é solicitado uma tomografia computadorizada do paciente e o planejamento do tratamento é feito por softwares, escolhendo os pontos onde os implantes serão instalados.
Com o resultado obtido, é confeccionada a guia cirúrgica, que direcionará durante a cirurgia o local exato para instalar o
implante. Com a guia cirúrgica posicionada na boca do paciente, o cirurgião terá orifícios apontando onde precisará ser feita a fresagem, ou seja, a única parte que precisará ser removida da gengiva é o ponto onde o implante será instalado.

Quais são os principais cuidados antes e depois de colocar um implante?
É preciso ter alguns cuidados ao fazer um implante dentário, tanto antes quanto depois da execução do procedimento, para garantir o objetivo esperado. Veja quais são eles!

Quais são as vantagens dos implantes dentários?
O fato de o implante dentário ter a aparência e oferecer a sensação de um dente natural, pode fazer maravilhas pela autoestima do paciente. Muitas pessoas que eram tímidas ao sorrir por causa do espaço de um dente perdido, podem se sentir perfeitamente confortáveis depois de um implante dentário. Além da estética, um implante dentário também faz com que seja mais fácil comer e falar, uma vez que um pino de titânio fixado diretamente no maxilar mantém o implante no lugar. Assim, o implante não se solta como uma prótese dentária. Os implantes dentários também beneficiam a saúde bucal em geral, uma vez que não precisam ser ancorados a outros dentes, como as pontes.

Prótese sobre implante: após o período de cicatrização e ósseointegração inicia-se a confecção coroas. São realizadas moldagens e fotografias da região onde há ausência dentária para que o laboratório possa realizar o trabalho de forma precisa e personalizada, trazendo a maior naturalidade possível na estética e funcionalidade do implante.

Carga imediata: é um termo usado para uma situação em que ao instalar o implante dentário, esse obteve um travamento bom o suficiente para receber uma prótese imediatamente, de caráter provisório. Esse procedimento, quando possível, traz sim benefícios tais como: prótese provisória diretamente sobre o Implante no momento da cirurgia, facilidade para posterior confecção da prótese definitiva, evita a segunda etapa cirúrgica (reabertura dos implantes após a cicatrização) entre outros. Porém, como todos devem imaginar, nem sempre é um procedimento possível, pois além do formato do implante, dependemos da qualidade/disponibilidade óssea para permitir ao implantodontista esta tentativa. A instalação de implantes dentários tem um índice de sucesso altíssimo, beirando 98% de sucesso na osseointegração. Com a carga imediata, essa taxa diminui um pouco. Portanto, cada caso deve ser planejado individualmente para que se tenha resultados cada vez melhores e que prevaleça sempre o bom senso em detrimento do imediatismo.

Benefícios da Carga Imediata: Redução do tempo de tratamento – Com esta técnica pode-se substituir um dente à frente com grande rapidez. Enquanto
no método convencional é necessário um tempo de espera para regeneração óssea (união definitiva entre o osso e o implante), cerca de dois a quatro meses até ser possível confeccionar a prótese definitiva, na carga imediata fixa-se uma coroa provisória após cirurgia e a pessoa não precisa de usar próteses removíveis de substituição. Um único procedimento cirúrgico – Em vez do pilar de cicatrização que vai moldar o tecido gengival durante alguns dias no método tradicional, na carga imediata a própria coroa provisória faz essa moldagem permitindo que os resultados estéticos possam ser superiores. O paciente vai menos vezes à clínica. Evita uma aparência com falta de dentes e o desconforto das próteses removíveis – As próteses de carga imediata substituem a falta de dentes. O problema da aparência desdentada desaparece assim como a dificuldade de adaptação às próteses removíveis. Eliminam-se os problemas psicológicos associados à falta de dentes.

Entre em contato e venha transformar o seu sorriso!

Fale conosco