A Implantodontia é a especialidade da Odontologia responsável pela reabilitação de dentes perdidos (espaços edêntulos – sem dentes) através da colocação de implantes dentários osseointegrados. A colocação de implantes dentários é um procedimento realizado com anestesia local, em consultório odontológico, de forma rápida e indolor. Após a colocação do implante é preciso aguardar o período de osseointegração, ou seja, de integração do implante com o osso do paciente, o que costuma levar de 3 a 6 meses. Após este período o paciente retorna para confecção do dente definitivo.
As próteses (coroas) sobre implantes são uma estrutura independente do implante dentário e pode ser confeccionada de diversos materiais como porcelana, zircônia ou resina. Independente do material escolhido é possível alcançar um aspecto muito semelhante a um dente natural.
Prótese Unitária: É indicado quando há perda dentária de apenas um dente. É a melhor opção para repor esta perda já que a intervenção é feita somente na região do dente perdido sem afetar os dentes vizinhos. Evita ainda a reabsorção óssea que ocorreria nessa região se o implante não fosse colocado para substituir o dente perdido. Com o implante, os dentes vizinhos permanecem intactos, não ocorre perda óssea e a prótese é presa somente no implante, o que possibilita a utilização do fio dental como em um dente natural.
Prótese Múltipla: É indicado quando ocorre a ausência de ao menos dois dentes, e então a prótese é unida e múltipla. Evita ainda a reabsorção óssea que ocorreria nessa região se o implante não fosse colocado para substituir o dente perdido, além de evitar a migração dentária e desarmonia oclusal. A limpeza é realizada por escovas e acessórios específicos para que haja uma ótima manutenção dos tecidos peri-implantares.
Prótese Overdenture: Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais acessível que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 4 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.
Prótese Protocolo: “O FIM DA DENTADURA”
O que é um protocolo sobre implantes?
Prótese total (dentadura) fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura.
Como é feito o protocolo?
Primeiramente, é realizada um procedimento cirúrgico para a instalação dos implantes de titânio. Em alguns casos é possível a instalação de uma prótese fixa imediata, isso irá depender de alguns fatores: como qualidade óssea, saúde sistêmica e o travamento do implante. Aguarda-se o período de cicatrização para a confecção da prótese definitiva que pode ser realizada em diferentes materiais resinas acrílicas ou materiais mais sofisticados e estéticos como porcelana e a zircônia.
Dentadura fixa em resina acrílica:
Trabalho apresenta uma estética satisfatória, a dentadura fixa em acrílico é confeccionada com dentes em resina pré-fabricados, em diversas formas e cores disponíveis. As desvantagens deste tipo de prótese protocolo em relação a cerâmica são: menor durabilidade, amarelento precoce dos dentes e estética limitada para pacientes mais exigentes com a harmonia do sorriso.
Dentadura fixa em porcelana:
A dentadura fixa em porcelana é a versão mais sofisticada disponível para próteses dentárias tipo protocolo e apresenta excelente estética. Com dentes e gengivas esculpidos manualmente, camada a camada, proporciona uma aparência com cores e transparências muito próxima aos dentes naturais.
Quem pode fazer?
O protocolo é indicado para pessoas que perderam todos os dentes de uma arcada. A perda de todos os dentes em uma mesma arcada dentária costuma trazer, além da diminuição na qualidade de vida, perda da autoestima. Problemas como a periodontite, cárie e, ainda mais comum, extrações dentárias desnecessárias estão por trás da maioria dos casos. Para reabilitá-los, exige-se um tratamento que recupere não apenas a mastigação, mas também a fonação e estética do sorriso.