Blog

Blog

Prótese



Moldagens
O objetivo da moldagem odontológica é criar um molde exato de seu dente ou dentes para restaurações, aparelhos ortodônticos, placas de bruxismo, protetores bucais e tratamentos com próteses. Por essa razão, mesmo que o processo de obter sua moldagem odontológica possa parecer um pouco desconfortável, lembre-se que o objetivo final, de contar com um sorriso saudável.

Moldagem convencional
O procedimento de fabricação da moldagem odontológica é relativamente sem grandes complicações. O material usado para a fabricação da moldagem, pode ser tanto alginato quanto silicones (maior precisão). Este molde (negativo) se transforme em um modelo de gesso (positivo) que iremos confeccionar as próteses.


Moldagem digital
Além dessa forma tradicional, moldagens odontológicas digitais (escaneamento) são cada vez mais usadas. E apresentam excelentes resultados também. Podem ser utilizados em todos os tipos de trabalhos, tendo como principais vantagens:
·         Dentições periodontalmente comprometidas (mobilidade dentária)
·         Migração dentária e problemas de má oclusão.
·         Pacientes que utilizam aparelhos fixos (braquetes)
·         Apresenta náuseas devido a viscosidade do material convencional
 

 Tipos de Ponte: próteses múltiplas
Ponte tradicional — É o tipo mais usado e pode ser feita de cerâmica ou metalocerâmica. Em cada dente pilar é colocada uma coroa e o dente pôntico, no lugar daquele que falta, este pôntico está entre os dentes pilares.

 
Ponte cantilever —É utilizada quando só há dentes que podem servir como pilares de um lado do dente que falta, ou seja, o dente a ser reposto ficará suspenso com apoio apenas em um dos lados. Preparam-se os dentes pilares adjacentes uns aos outros e anexa-se o dente pôntico.

 
Ponte Adesiva — Este tipo de ponte é feito de uma estrutura de metal em que o dente pôntico (dente falso) é anexado ao metal ou porcelana cimentada nos dentes pilares. Este tipo de ponte é uma alternativa clássica à ponte tradicional.

  
Dicas para o cuidado e manutenção da ponte 
A ponte permanente deve receber os mesmos cuidados que os dentes permanentes. É fundamental a limpeza entre os dentes, e para isso o uso de uma escova interdental e/ou fio dental é imprescindível. É importante também escovar os dentes duas vezes ao dia com um creme dental com flúor.
 
 
Próteses Removíveis
É um aparelho protético que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas, nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, ou seja, onda há perda parcial de dentes. A retenção e estabilidade deste tipo de prótese se dá através de grampos metálicos apoiados em dentes naturais e por um perfeito assentamento do aparelho sobre a gengiva das áreas desdentadas.
 
Atualmente é mais utilizada em processos provisórios durante a cicatrização de implantes e enxertos ósseos. Porém a prótese removível segue sendo muito utilizada em casos onde alguns pacientes não podem realizar procedimentos cirúrgicos devido a problemas de saúde, ou utilização de alguns medicamentos.

Como limpar uma ponte removível?
Para cuidar corretamente da sua ponte dentária removível, você precisa limpá-la diariamente, removendo restos de alimentos e de placa de todas as partes da ponte. Abaixo, compartilhamos algumas dicas para que você possa cuidar de seus dentes substitutos da melhor forma possível:
Limpe a sua ponte removível sobre uma pia cheia de água ou de uma toalha dobrada para evitar que a ponte quebre, caso ela venha a cair.
Use uma escova de dentes de cerdas macias ou uma escova para prótese e água fria. Você pode usar um limpador de prótese, mas não opte por uma pasta de dentes abrasiva ou limpadores caseiros, que podem arranhar a superfície da ponte.
Depois da escovação, enxágue com água limpa e fria. A água quente pode deformar a sua ponte.
Não deixe a sua ponte na água ou em alguma solução para prótese durante a noite, a não ser que um dentista recomende isso. Os acessórios de metal podem enferrujar.
Se você decidir que uma ponte dentária removível é a melhor opção para substituir dentes naturais, esperamos que as informações compartilhadas aqui lhe deem a segurança necessária sobre o que esperar e como cuidar bem de seus dentes novos.
Praticar uma boa higiene bucal, cuidar bem da sua ponte e consultar o seu dentista regularmente para a realização de limpezas são ações que permitirão à sua ponte de permanecer atraente, funcional e sem manchas ao longo dos anos. Isso sim é motivo para sorrir.
 
Como é ter uma ponte removível?
Assim que o for instalada a sua ponte removível, lhe indicarei o tempo que você precisará utilizá-la. Em um primeiro momento devemos usar o tempo todo, a fim de identificar áreas de desconforto e realizar os ajustes necessários. Sua ponte dentária removível provavelmente se revelará um pouco desconfortável no início, mas após os devidos ajustes e com o tempo, você se acostumará com ela e até mesmo sua alimentação e fala podem melhorar. Importante lembrar que é um trabalho móvel e apresentará algum grau de mobilidade.
Fale conosco