Implantes
Índice de sucesso do implante dentário
O sucesso do implante dentário pode depender de onde os dentes ausentes estão localizados, mas o índice de sucesso médio é de mais de 95% de acordo com a American Association of Bucal and Maxillofacial Surgeons (Associação de cirurgiões Buco-Maxilo faciais dos Estados Unidos). Pelo fato de o implante penetrar no osso da mandíbula e gengiva, esse procedimento pode não ser adequado para certas pessoas, como aquelas que fumam.
Cuidados no pré-operatório
Como mencionamos, os exames pré-operatórios são importantíssimos para identificar problemas de saúde e avaliar a situação clínica do paciente antes da cirurgia. Portanto, é um fator de sucesso para o procedimento e um cuidado que não pode ser negligenciado.
Também vale ressaltar que o paciente que não deixe de se alimentar no dia da cirurgia, com algumas horas de antecedência, pois é muito comum o paciente achar que vai fazer uma cirurgia e por isso ficar em jejum.
Cuidados após a instalação do implante dentário
O paciente que acabou de passar pela colocação de um implante dentário deve ter uma alimentação liquida e gelada nas primeiras 48 horas e depois pode ser uma alimentação pastosa, voltando a se alimentar dentro da normalidade possível para uma boca operada, após 24 horas.
O paciente deve dormir com a cabeça mais elevada que o corpo e evitar cuspir ou fazer bochecho, pois isso dificulta a formação do coagulo e aumenta o risco de sangramentos desnecessários. Dependendo da complexidade da cirurgia o paciente poderá retornar ao trabalho no dia seguinte, mas deverá ficar alguns dias afastado caso trabalhe exposto ao sol, tenha uma profissão que exija esforço físico ou necessite falar muito.
É de fundamental importância que pacientes que receberam implantes dentários tenham uma rotina estabelecida de higiene bucal e visitas regulares ao dentista. Pacientes que perderam seus dentes por doenças periodontais tendem a ter o mesmo problema com a colocação dos implantes e a perda óssea continuará a ocorrer.
Como devem ser o controle e a manutenção dos Implantes dentários?
Bons hábitos bucais são necessários para que o implante seja um sucesso. É necessário usar o fio dental, escovar os dentes e ir regularmente ao dentista. Cada tipo de prótese sobre implante terá uma indicação de instrumentos e materiais para a higiene.
Quais os problemas que podem ocorrer com os implantes dentários?
Na fase inicial, pode não ocorrer a integração do implante com o osso. Nesses casos, o implante deve ser removido e colocado um outro. Após a integração do implante ao osso e colocação dos dentes, podem ocorrer algumas complicações: periodontais, na prótese e também nas peças que unem o implante ao dente. Esses imprevistos, podem ser minimizados com uma boa execução na realização dos trabalhos pelo profissional e uma boa manutenção da higiene bucal por parte do paciente, assim como estar ciente de que visitas regulares ao dentista após o termino do tratamento são fundamentais para a manutenção dos trabalhos.