O clareamento é uma alternativa conservadora e segura para deixar os dentes brancos e alcançar o sorriso desejado. O clareamento dentário em Porto Alegre é um dos tratamentos favoritos na busca pela estética do sorriso.
O clareamento caseiro: realizado com moldeiras de silicone específicas e confeccionadas através de moldagens das arcadas, onde o paciente introduz o gel clareador. Nesta técnica o paciente utiliza as moldeiras diariamente, pelo tempo recomendado, e o resultado da ação clareadora é gradativa. O Dr. Kael Cunha possui um kit clareamento caseiro personalizado com todo cuidado, com estojo próprio para as moldeiras, seringas de gel clareador, pasta para sensibilidade e uma cartilha com orientações de uso.
O clareamento de consultório é realizado somente no ambiente do consultório, pelo Cirurgião-dentista. Após proteção das gengivas e das áreas de recessão gengival, um gel clareador de uso profissional (com concentrações mais altas) é aplicado nos dentes. Todo o processo leva em média uma hora. Ao final do procedimento o paciente já observa os dentes mais claros. O número de sessões deve ser planejado e individualizado de acordo com cada caso.
Importante ressaltar que a abordagem e técnica clareadora devem ser selecionadas de forma individual. Em diversos casos é indicado a associação das duas técnicas para resultados mais eficientes. O clareamento dental deve sempre ser supervisionado pelo cirurgião dentista.
Como funciona o clareamento dental?
Tanto o clareamento realizado no consultório (assistida) quanto aquele realizado em casa (moldeira) utilizam alvejantes. Os princípios ativos mais frequentemente contidos nos alvejantes são o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio a concentrações de 10 a 22%, que ajudam na remoção tanto das manchas superficiais quanto das profundas. A ação branqueadora é obtida através de uma reação química, onde há uma oxidação dos pigmentos orgânicos, além do clareamento da estrutura mineral do dente.
É seguro clarear os dentes?
Após décadas de pesquisas, métodos clareadores provaram-se seguros e eficazes. Vários produtos disponíveis hoje no mercado não apresentaram reações adversas em dentes ou gengiva após longos testes clínicos e laboratoriais. Tenha a certeza de procurar produtos clinicamente testados.
Sensibilidade no clareamento dentário
No passado, as concentrações de ingredientes clareadores mais altas, utilizadas em consultório, resultavam em maior sensibilidade. Entretanto, hoje com os géis clareadores são bem tamponados, a sensibilidade não é mais um problema. Ela pode ocorrer após os procedimentos de clareamento, especialmente quando os indivíduos comem alimentos quentes ou frios, mas normalmente ela desaparece após 48 horas e cessa completamente com o final do tratamento. Nos casos do clareamento caseiro, podemos ainda interromper por alguns dias o tratamento até a sensibilidade cessar.