Cirurgia oral é a especialidade da odontologia que consiste em extrações em geral, que podem ser necessárias por razões diversas, como a existência de cáries, perda óssea severa que requisite esse procedimento. A realização desses procedimentos acaba permitindo uma melhora significativa na estética dentária e na sua capacidade funcional, isto é, na sua capacidade de mastigação, fonética e deglutição (ato de engolir).
Por que dentes são extraídos
Os dentes são extraídos por vários motivos:
- Uma cárie muito profunda no dente;
- Uma infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso adjacente;
- Não existe espaço suficiente para todos os dentes em sua boca.
Como são extraídos os dentes?
Antes de extrair um dente, é necessária uma consulta de avaliação completa que irá avaliar seu histórico médico e dentário e providenciará as radiografias necessárias.
As radiografias revelam o comprimento, formato e posição do dente e osso adjacente. Com base nessas informações, será feito o planejamento cirúrgico e uma avaliação do grau de dificuldade do procedimento. Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada. Utiliza-se um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá.
Cirurgia do dente Siso
Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade. Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos – dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, ou podendo causar inchaço ou dor.
Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas. Como os dentes antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento, causam menos complicações ao serem removidos. Por isso, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser extraídos.
Veja algumas indicações para que os sisos sejam extraídos:
– Quando não nasce (incluso) ou nasce parcialmente;
– Mal posicionamento;
– Quando a higiene fica prejudicada, aumentando risco de cáries;
– Pericoronarite: inflamação da gengiva que recobre um pedaço do dente.
– Finalidade Ortodôntica: paciente irá iniciar ou está realizando tratamento com aparelho ortodôntico e os sisos estão atrapalhando o tratamento ou com a presença dos sisos não será possível realizar o tratamento;
– Quando comprometem o dente vizinho: muitas vezes os sisos nascem em posições que dificultam a limpeza deles e dos dentes vizinhos. Nestes casos, inclusive, se o siso não for removido, o paciente poderá perder não só o terceiro molar, mas também o segundo molar (dente que fica ao seu lado), por cárie.
O que esperar após uma extração?
É essencial manter a área limpa e prevenir infecções logo após a extração de um dente. Normalmente pedimos que morda levemente um pedaço de gaze seca e esterilizada, que você deverá manter no local durante 30 a 45 minutos, a fim de estancar o sangramento enquanto o sangue não coagula. Nas 24 horas seguintes, você não deve enxaguar a boca vigorosamente ou limpar os dentes próximos ao local da extração. Para fumantes, é preciso aguardar 21 dias para retornar o hábito.